Olá, seja bem vindo(a)!
Atendimento ao cliente: 08002251000

Quais as diferenças entre iluminação decorativa e iluminação funcional?

iluminação decorativa e iluminação funcional

Você sabe que há algumas diferenças entre iluminação decorativa e iluminação funcional?

Pois é, no entanto, cada uma delas é muito importante na hora de criar um ambiente em sua residência ou local de trabalho. 

Por mais que não lembremos de imediato na iluminação quando pensamos em projetos, ela é uma etapa importante em qualquer projeto arquitetônico, seja uma casa residencial seja um espaço empresarial. 

Sabe por quê? Porque é algo que não passa despercebido e que é necessário para dar vida ao ambiente, proporcionar conforto à visão e, em alguns casos, também decorar. 

A iluminação deve passar a sensação de um espaço bonito, aconchegante e gostoso de estar. Precisamos lembrar que a luz tem o poder de afetar nosso humor e também promover efeitos em nosso ânimo e produtividade. 

Além disso, a iluminação é uma estrutura que deve atender às necessidades de determinado espaço, além de unir fatores decorativos e técnicos para criar projetos eficientes e que cumpram com o que o cliente deseja. 

Mas, antes de escolher modelos e cores, é preciso entender a diferença entre iluminação decorativa e iluminação funcional. Então continue lendo o artigo!

Iluminação decorativa e iluminação funcional: quais as diferenças?

A principal diferença entre iluminação decorativa e funcional é o objetivo. Enquanto a funcional tem que dar praticidade e funcionalidade ao ambiente, ou seja, iluminá-lo e deixá-lo claro aos moradores da casa, a decorativa, como o próprio nome diz, decora com peças bonitas, ficando a funcionalidade em segundo plano. 

Na iluminação funcional o que importa é a luz em si, a luminária não precisa ter destaque. Já no caso da decorativa, a peça-chave — ou a “estrela” da decoração — é a luminária. 

É claro que quando se trata do objetivo final, a iluminação decorativa também é considerada funcional, uma vez que proporciona luz a locais específicos, mas não é por qualquer lâmpada e sim por peças com design criado para ornar ambientes.

O que se deve ter em mente é que a iluminação decorativa tem a função de criar ambientes com estados de espírito, com luzes mais suaves, proporcionadas por itens como lustres, arandelas, pendentes, luminárias de chão e outros.

Como usar a iluminação decorativa?

Qualquer parte da casa pode receber iluminação decorativa. Até mesmo os exteriores, como varandas, sacadas, piscinas, espaços gourmet, jardins etc. 

Há peças que combinam com todos os ambientes e estilos de decoração. Apenas recomendamos atenção à possibilidade dos espaços e tipos de luminárias. Por exemplo, cômodos com pé direito baixo pedem peças não tão grandiosas, pois elas podem fazer o cômodo parecer menor. 

Além disso, é preciso considerar o tipo de decoração do ambiente. Espaços com tendência moderna em decoração não devem receber luminárias de estilos mais clássicos. Vai destoar e, ao invés de você conseguir algo que agrade aos olhos, vai criar algo que perturba, porque sempre que olhar, verá que tem algo de errado.

Mas, isso não chega a ser um grande problema. Aqui na Lumiére Gyn, por exemplo, temos uma equipe treinada e especializada, que entende muito de decoração e que pode ajudar na hora de você escolher seus produtos. 

Iluminação decorativa e iluminação técnica: como combinar as ideias?

Embora sejam definidas por conceitos e aplicações diferentes, as iluminações decorativas e técnicas se complementam na hora projetar ambientes com uma boa luz. 

O que se deve fazer é pensar em estratégias para unir praticidade, utilidade e aspecto estético. Esse é o ponto chave para aplicar a iluminação.

Por exemplo, em um espaço doméstico, a iluminação tradicional de salas de estar ou jantar podem ser ainda mais valorizadas com a inclusão de um lustre. Quando bem utilizada, e harmonicamente posicionada, essa peça é capaz  de valorizar a decoração e criar uma distribuição de luz mais sofisticada. 

Quer saber mais sobre iluminação decorativa e iluminação natural? Continue acompanhando nossos conteúdos!

E se quiser conhecer nossos produtos e trocar uma ideia sobre a iluminação decorativa de sua casa, fale conosco!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza LUMIÉREGYN a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.